Após 12 anos, censo demográfico do IBGE volta a ser realizado em 2022 em Luzilândia e todo o Brasil

Por: Douglas Sampagode
Publicado em 28/07/2022 - 11h31

A coleta de dados nos domicílios começa no dia 1 de agosto de 2022. Em Luzilândia equipes foram contratadas e já estarão em campo na data citada.

 

O recenseador deverá estar sempre com colete e boné do IBGE, além do seu crachá de identificação. Caso julgue insuficiente a vestimenta e o crachá, qualquer pessoa poderá solicitar a matrícula ou o número de identidade do recenseador. De posse destes dados, será possível ver se esta pessoa realmente trabalha para o IBGE no site respondendo.ibge.gov.br. Também é possível fazer esta checagem pelo telefone 0800 721 8181.

O último censo demográfico foi realizado em 2010. De lá para cá, nenhuma outra operação de campo foi realizada. As estimativas de população, produzidas por um modelo matemático, têm sido utilizadas desde 2011 para que tenhamos a população dos municípios do país, no entanto, depois de tanto tempo, é fundamental visitar todos os domicílios novamente para termos maior acurácia para estes dados. Além disso, o censo demográfico é a única pesquisa que permite um diagnóstico das condições de vida da população para todos os bairros, distritos e municípios do país, visto que todos os domicílios são visitados. Este diagnóstico permitirá avaliar a eficácia das políticas públicas implementadas nos últimos 11 anos, pela comparação dos indicadores entre os dados de 2022 e de censos anteriores, principalmente o de 2010. Esta avaliação será a base de qualquer planejamento futuro.

 

Douglas Sampagode, radialista com certificação pela FBR e FENART ( Federação Nacional dos Radialista), atua na área de comunicação há 15 anos, passagem por rádios, diretor de 02 emissoras de rádio ( Popular FM e Jovem FM- Todas em Luzilândia), ex colunista do portal Piripiri40graus.com, designer, editor de áudio e vídeo, gerenciador de mídias sociais, assessor de imprensa e diretor do Blog do Sampagode.