Madeiro é destaque no exterior através do professor de química Maicon Oliveira

Por: Douglas Sampagode
Publicado em 08/09/2020 - 17h46

A cidade de Madeiro-PI já é destaque no exterior. Nessa quinta (03/09) o professor de Química Maicon Oliveira Miranda teve o seu artigo publicado em uma das revista mais importante do mundo na área de catálise: Catalysis Science & Technology .

O periódico é classificado com Qualis Capes A1 na área de Química , com fator de impacto
5,72, e recebe classificação Q1, conforme o Scimago Journal & Country Rank, que tem grande visibilidade internacional.

Atribuir a um periódico (jornal ou revista) indicativo de qualidade A1 e Q1 significa avaliar a
sua produção intelectual como “excelente” e “relevante” no âmbito nacional e internacional,
respectivamente. Isso vale também para o fator de impacto – método bibliométrico para
avaliar a importância de periódicos científicos em suas respectivas áreas – acima de 1,00.
A pesquisa O trabalho, intitulado “photocatalytic degradation of ibuprofen using modified titanium oxide supported on CMK-3: Effect of Ti content on the TiO2 and carbon interaction”, abordou a fabricação de um nanomaterial denominado de CMK-3, Carbono mesoporoso Koreano que serviu como suporte para incrustar o titânio, por sua vez esse foi formado com o tamanho de 9 nm, isso fez com que melhorasse suas propriedades fotoativas. O nanomaterial foi aplicado na descontaminação do poluente farmacêutico do tipo Ibuprofeno, uma vez que 15% desse poluente é excretado na forma na qual foi ingerido. Vale destacar também o uso imprescritível desse medicamento pela população em consequência o uso exagerado desse medicamento pode elevar em 32% as chances de uma pessoa normal desenvolver um ataque cardíaco. O catalisador em estudo obteve excelentes resultados no que tange a descontaminação do poluente farmacêutico em simulação laboratorial. Na visão de Maicon, a publicação de trabalhos por parte de pesquisadores, principalmente com enfoque na interdisciplinaridade, eleva o nome da instituição e aumenta a possibilidade de obter recursos para o desenvolvimento de pesquisas com os estudantes. “Com relação ao estudo, no que diz respeito ao ensino, por exemplo, noções de caracterizações, catálise, fotocatálise e meio ambiente são temas que são abordados em Química”, relatou o pesquisador.

O artigo publicado é fruto do resultado da Tese de Doutorado do educador, vinculada ao
Programa de Pós-Graduação em Química da UFRN (PPGQ). Maicon também faz parte do
laboratório de Peneiras moleculares (Labpmol), vale destacar que o pesquisador é orientado pelo Prof. Dr. Tiago Pinheiro Braga que já tem inúmeras publicações de alta qualidade.
Para acessar a publicação (em inglês) CLIQUE

Douglas Sampagode, radialista com certificação pela FBR e FENART ( Federação Nacional dos Radialista), atua na área de comunicação há 15 anos, passagem por rádios, diretor de 02 emissoras de rádio ( Popular FM e Jovem FM- Todas em Luzilândia), ex colunista do portal Piripiri40graus.com, designer, editor de áudio e vídeo, gerenciador de mídias sociais, assessor de imprensa e diretor do Blog do Sampagode.