Piauí terá Lockdow entre quinta-feira ( 02 ) e domingo ( 5 )

Por: Douglas Sampagode
Publicado em 29/06/2020 - 21h26

O governador Wellington Dias esteve reunido, nesta segunda-feira (29), com o Comitê Ampliado de Operações Emergenciais contra a Covid-19, que aprovou as novas medidas restritivas para suspensão de atividades consideradas essenciais, no período entre a próxima quinta-feira (2) e domingo (5). Governo e Prefeitura de Teresina trabalham para a elaboração de um decreto único, indicando o que deve funcionar, para divulgação com antecedência a fim de que os setores impactados se programarem.

O chefe do executivo estadual se baseou nos números atingidos no último final de semana para ressaltar a importância da medida. No sábado (27), o índice de isolamento no Piauí foi de 44,8%, quase seis pontos percentuais a mais do que registrado no sábado anterior, dia 20. Já no domingo (28), o índice subiu para 50,5%, contra 48,6% do domingo dia 21. Teresina também melhorou o índice, ficando em segundo lugar no Brasil, entre as capitais, com 50,2% no sábado e em terceiro, com 56,20% no domingo.

A restrição maior, de quatro dias, visa quebrar a cadeia de transmissão do vírus. “Se temos pessoas com coronavírus em fase de transmissibilidade, em um período de transmissão de seis ou sete dias, conseguiremos cortar quatro deles. Reduzimos a quantidade de pessoas com coronavírus, com chance de reduzir a ocupação de leitos, buscando condições de ter mais gente saindo de alta hospitalar do que entrando”, avaliou Dias.

O esforço antecede a retomada de parte das atividades econômicas na capital piauiense, prevista para o dia 6 de julho. Inicialmente, deve ser liberado para funcionar o setor da construção civil. Dias ressaltou o rigor na fiscalização para que o processo seja organizado. “Vamos estar com equipes ajudando na organização nas áreas de maior movimento, como Piçarra, Parque Piauí, Dirceu, Miguel Rosa, acompanhando se as orientações previstas nos protocolos estão endo cumpridas. Gostaríamos que as lojas de venda de materiais de construção já estivessem de portas abertas no dia 6”, disse.

A reunião foi acompanhada por representantes do setor produtivo e trabalhadores. “Achamos a proposta viável. Não adianta abrirmos o comércio aleatoriamente e depois ter que recuar, como fez Brasília”, avaliou Marcelino Moura, secretário do Sindicato dos Comerciários de Teresina.

Saúde
Sobre as medidas adotadas na rede de Saúde para tratamento de pacientes com Covid-19, Dias destacou o esforço para abertura de 80 novos leitos de UTI, aquisição de medicamentos e insumos. Diante da grande demanda, há uma escassez na indústria farmacêutica nacional e os governadores aguardam liberação do Ministério da Saúde para adquirir produtos em outros países. Wellington Dias declarou ainda que o estado do Piauí e o município de Teresina manifestaram interesse em receber profissionais de saúde cedidos pelo governo federal, para minimizar a escassez de pessoal.

Participaram da reunião Regina Sousa, vice-governadora; desembargador Sebastião Ribeiro Martins, presidente do Tribunal de Justiça; Themístocles Filho, presidente da Alepi; Carmelina Moura, procuradora-geral de justiça; Erisvaldo Marques, defensor público-geral; secretário municipal de Finanças, Francisco Canindé, representando o prefeito de Teresina; Merlong Solano, secretário de Administração e Previdência; Florentino Neto, secretário estadual de Saúde; Antonio Neto, secretário de Planejamento; Igor Neri, secretário do Trabalho e Desenvolvimento Econômico; presidente OAB-PI, Celso Barros; presidente da Federação das Câmara de Dirigentes Lojistas do Piauí, Savio Normando; gerente da Vigilância Sanitária Estadual, Tatiana Chaves.

No dia 6 de julho, as autoridades que compõem o Comitê Ampliado, devem se reunir novamente para avaliar os próximos passos da retomada das atividades econômicas, que prevê a abertura do setor automotivo.

Ascom

Douglas Sampagode, radialista com certificação pela FBR e FENART ( Federação Nacional dos Radialista), atua na área de comunicação há 15 anos, passagem por rádios, diretor de 02 emissoras de rádio ( Popular FM e Jovem FM- Todas em Luzilândia), ex colunista do portal Piripiri40graus.com, designer, editor de áudio e vídeo, gerenciador de mídias sociais, assessor de imprensa e diretor do Blog do Sampagode.