Serviço Geológico do Brasil indica previsão para o Rio Parnaíba entrar em cota de alerta em Luzilândia

Por: Douglas Sampagode
Publicado em 11/03/2020 - 08h25
O Rio Parnaíba no município de Luzilândia (PI) está próximo de atingir a cota de alerta.
 
A previsão é do Serviço Geológico do Brasil (CPRM) e indica que o nível supere os 5,06 metros às 02h30 da madrugada desta quarta-feira, dia 11/03. Na mesma bacia, outros dois rios estão preocupando a população. É o caso do Rio Marataon na cidade de Barras (PI) e o rio Longá na cidade de Esperantina (PI). Ambos atingiram nesta madrugada cota de inundação devido as precipitações ocorridas na região Norte nas últimas 12 horas e tem previsão de continuar subindo. 
 
Na cidade de Luzilândia (PI) o nível do Rio Parnaíba sofreu elevação de 64 cm nas últimas 24 horas, enquanto na capital do Estado, Teresina, e em Timon (MA) o nível do rio teve uma redução e nas próximas horas deve se manter dentro da faixa de normalidade.
 
Os dados hidrológicos utilizados na previsão são provenientes da Rede Hidrometeorológica Nacional operada pelo Serviço Geológico do Brasil (CPRM), de responsabilidade da Agência Nacional de Águas (ANA). Acesse o Sistema de Alerta Hidrológico (SAH) do Rio Parnaíba:  http://www.cprm.gov.br/sace/parnaiba
 
Conforme o engenheiro hidrólogo da CPRM Claudio Damasceno, responsável pelo Sistema de Alerta Hidrológico da Bacia do Rio Parnaíba (SAH Rio Parnaíba), a CPRM continuará monitorando a situação hidrológica da bacia, mantendo os órgãos competentes devidamente informados. Sugere-se que estes continuem com as medidas adequadas de prevenção e minimização de prejuízos.
 
Janis Morais
Assessoria de Comunicação
Serviço Geológico do Brasil – CPRM
Ministério de Minas e Energia
Fonte: JL

Douglas Sampagode, radialista com certificação pela FBR e FENART ( Federação Nacional dos Radialista), atua na área de comunicação há 15 anos, passagem por rádios, diretor de 02 emissoras de rádio ( Popular FM e Jovem FM- Todas em Luzilândia), ex colunista do portal Piripiri40graus.com, designer, editor de áudio e vídeo, gerenciador de mídias sociais, assessor de imprensa e diretor do Blog do Sampagode.