Tv Clube vem em Esperantina e flagra alunos assistindo aula em situação bastante precária

Por: Douglas Sampagode
Publicado em 29/04/2013 - 17h52

clube4ESPERANTINA, Piauí – A repórter Neyara Pinheiro, da TV Clube, esteve na manhã desta segunda-feira, 29, na cidade de Esperantina, onde se dirigiu com sua equipe de reportagem para a localidade Lagoa dos Macacos, zona rural do município, verificar o caso dos alunos da Escola Municipal Francisco Simplício do Vale, após denúncia veiculada no Portal RevistaAz, onde os alunos da referida escola estavam assistindo aulas em uma sala dentro de um posto de saúde em situação precária. A reportagem da RevistaAz acompanhou todo o percurso.

O ex-diretor da escola, o professor Chico Lagoa, explicou que o fato daquela escola não ter sido reformada na gestão do ex-prefeito Francisco Antônio, pelo fato daquela área ser pertencente ao INCRA, pois a comunidade é um assentamento. De acordo com o professor, que na época era diretor da escola, tinha feito em 2009, um pedido junto à prefeitura para que reformasse o prédio, mas devido a burocracia, o pedido não foi atendido.

O Procurador Geral do município, o Dr. Evandro Vieira, disse à repórter que não tinha lógica burocracia do INCRA com a prefeitura e que a antiga gestão não reformou por acomodação e deixou-a sucateada, assim como outras obras do município. Evandro relatou também que esteve recentemente em Parnaíba, a pedido da polícia federal, para entregar uma lista de pelo menos 36 diretores da gestão petista de 2009 a 2012, onde supostamente um recurso do Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE), que seria destinado à restauração de unidades escolares e ao restabelecimento das atividades pedagógicas nessas escolas, com a aquisição de bens e materiais e da contratação de serviços. Para a Polícia Federal, segundo informou o Procurador, esse recurso sofreu algum tipo de desvio, mas ainda continua em processo de investigação.

clube6

Já outro assessor da prefeitura, o senhor Hernani Bruno, declarou que o prefeito não sabia que tinha conhecimento dessa burocracia com o INCRA e da área do assentamento e afirmou que o prefeito está fazendo de tudo para reformar a referida escola, pois já tinha conhecimento do caso. O referido assessor explicou que a maioria das escolas do município foi deixada pela gestão anterior com algum tipo de problema, em alguns casos, reformas inacabadas e salas de aulas em situação precária.

O chefe de gabinete Chaguinha Magalhães explicou que o município encontra-se em situação de emergência e que também está no CAUC, uma espécie de Serasa, impedindo que a prefeitura faça qualquer tipo de convenio.

Após a presença da reportagem da Tv Clube, a prefeitura enviou uma equipe de pessoas para reformar a sala de aula da escola.

clube2

A repórter Neyara Pinheiro visitou outras escolas do município, onde também foram constatadas várias irregularidades, como foi o caso da escola do Bairro Canto da Velha, na periferia da cidade, onde algumas salas de aula não tem energia elétrica, não tem portas e janelas e alunos que estão assistindo aula dentro da cantina. Segundo o assessor da prefeitura Chico Menezes, essa foi mais uma obra inacabada deixada pela gestão passada. Chico Meneses disse que a atual gestão recebeu algumas escolas com vários problemas, como falta de água, energia e com péssima estrutura para receber os alunos.

Jornalista Kleber Oliveira especial para o Blog do Sampagode
Revista AZ

Veja também: Crianças assistem aula em sala improvisada em situação precária na zona rural de Esperantina

Douglas Sampagode, radialista com certificação pela FBR e FENART ( Federação Nacional dos Radialista), atua na área de comunicação há 15 anos, passagem por rádios, diretor de 02 emissoras de rádio ( Popular FM e Jovem FM- Todas em Luzilândia), ex colunista do portal Piripiri40graus.com, designer, editor de áudio e vídeo, gerenciador de mídias sociais, assessor de imprensa e diretor do Blog do Sampagode.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.